Será que fazer pintura em uma parede que está com textura ou grafiato chega ser mais difícil do que uma parede lisa que tem apenas a massa corrida reboco? Veja algumas dicas de observações sobre pintura feita em cima de textura ou grafiato. Pintar parede com grafiato ou textura é mais difícil?
Fazer a pintura da parede de uma casa não é necessariamente uma tarefa muito difícil, especialmente se a parede tiver sido preparada com uso de massa corrida que deixa ela lisinha e com uma superfície bastante uniforme, facilitando muito a aplicação da tinta mesmo por pessoas que tenham pouca experiência com pintura imobiliária.
Mas existem casos em que ao invés de massa corrida as pessoas aplicam uma textura ou o grafiato que também é um tipo de textura e nesses casos a pintura poderá exigir mais detalhes e tornar o processo um pouquinho mais trabalhoso do que se ela tivesse apenas com a massa corrida. A razão para esta conclusão é bastante simples, quando você aplica a tinta sobre a massa corrida não há nenhuma resistência da parede uma vez que ela está lisinha e à sua superfície está bastante uniforme, mas no caso de textura é exatamente o oposto, ou seja, a textura ou grafiato gera na superfície um ambiente bastante irregular o que dificulta não só absorção da tinta, como também o processo de aplicação uma vez que você tem mais dificuldade de chegar a todas as partes da parede onde precisa receber a pintura.
Não chega a ser algo muito difícil ou muito diferente, mas o que acontece é que você precisa dar um pouco mais de atenção a aplicação da tinta na textura e passar o rolo mais de uma vez no mesmo local para permitir que a tinta alcance todas as partes da parede. No caso do grafiato história não é diferente e pelo fato de me provocar aquelas ranhuras na parede, o rolop precisa estar bastante molhado para permitir que alcance as partes mais fundas que arranhou provocou.
É bem fácil de pintar, pois não há irregularidades na superfície do reboco, o rolo desliza suavemente e a tinta fica muito uniforme. Se você estiver usando uma boa tinta, inclusive, a aplicação é bem tranquila e não há muita dificuldade em fazer. Lembrando que tintas mais claras são mais fáceis de aplicar, uma vez que pequenas imperfeições não irão aparecer. Já as tintas com tons escuros exigem mais atenção pelo fato de que qualquer imperfeição ficará evidente.
A textura é ótima para proteger a parede e não oferece muitas dificuldades para pintar, mas pelo fato dela formar uma superfície um pouco irregular, as vezes ao passar o rolo com a tinta, pode ser que não seja feito toda a cobertura que deveria, sendo necessário passar mais de uma vez, o que pode tornar o processo de pintura um pouco mais lento.
No grafiato a situação é similar ao da textura, só que um pouco mais grave, especialmente para grafiatos com malha mais grossa onde são formados riscos bem profundos e portanto ao passar o rolo uma vez, as partes mais profundas dos riscos as vezes não são alcançadas pelo rolo. Então aqui é fato que exige mais dedicação para conseguir fazer uma boa pintura e consequentemente mais tempo também.